Redação




A linguagem neutra, é uma tentativa de incluir diferentes gêneros na língua portuguesa. Visto que,  se a língua é um reflexo da sociedade, ela deve se comunicar com todos. Porém, com a desinformação sobre esse assunto, essa inclusão não ocorre, e por cima, é ridicularizada. Porém, esse panorama pode ser mudado.

 Primeiramente, cabe entender que a linguagem neutra não exclui, e sim, inclui. Na série "Todxs nós", Rita, protagonista, identifica-se como não-binário. Seus pais não compreendem sua forma de ser, e por isso, ela mudasse para São Paulo, para mudar sua vida. Isso condiz com a história de várias minorias, que não são incluídas na sociedade da forma que deveriam.

 Cabe salientar nessa discussão, que a língua portuguesa é muito pouca inclusiva. Prova disso, é a existência do masculino genérico, ou falso neutro. Que se mostra neutro, mas não é realmente. Um exemplo disso é o frequente uso de expressões como "o Homem" para se referir a humanidade. Como se o masculino fosse um espelho a se seguir, o que ocasiona numa comunicação que predomina um gênero em detrerimento de outro.

 Infere-se, portanto, que medidas devem ser tomadas para que a língua se torne sinônimo de inclusão. Com instituições escolares promovendo em projetos elucidativos (debates, palestras e distribuição de cartilhas) por meio do espaço escolar. Dando uma idéia de que, de um modo mais didático, as informações sobre o pronome neutro possam ser divulgadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Currículum Vitae